WhatsApp: (19) 9 9753.0687

Blog

20
jan

Comunicação: como você torna comum uma ideia

Você já parou para pensar o que realmente significa a palavra comunicação? Talvez já. É uma palavra derivada do termo latino “communicare”, que significa “partilhar, participar algo, tornar comum”. Essa informação, é muito fácil de obter em qualquer site de busca, basta ler ou imprimir a resposta e você a terá.

A pergunta é: Você já pensou de que maneira você partilha, participa as pessoas ou torna comum uma ideia? A maioria das pessoas nunca parou para pensar a respeito, elas sabem se comunicar bem, as outras pessoas que não entendem direito o que é dito e fazem tudo ao contrário. Dentro das empresas esse fato é mais comum do que se pensa. E qual é o resultado? Fracasso; Retrabalho; Tempo e Dinheiro perdido, mas, afinal, de quem é a culpa? Essa é outra pergunta que quase sempre fica sem resposta e se gasta ainda mais tempo e dinheiro para tentar achar um culpado e quando não se acha alguém, culpa-se a situação, a empresa, o governo e quem mais passar pela cabeça de que estiver procurando um culpado.

Na realidade, não existe um culpado e sim um responsável pelos resultados e como estamos falando em comunicação. O responsável pela comunicação é o comunicador, sempre que você estiver com a palavra, você é responsável tanto pela comunicação quanto pelos resultados que terá. Por esse motivo, é mais fácil pensar no significado da palavra comunicação, do que pensar de que forma realmente eu transmito o que eu quero.

Durante muito tempo estudando e trabalhando com comunicação, é muito comum perceber as pessoas tratando a comunicação como um problema, “Uma batata quente”, que ao me livrar dela, paro de queimar minha mão, passa para frente, isso não me pertence mais, não é assim mesmo?

Grande engano, quando a comunicação passa por você, o transforma em coautor do resultado final, sendo assim, assuma a sua responsabilidade com a comunicação e acompanhe o resultado até o fim, entenda a comunicação é um bisturi bem afiado, na mão de um especialista em cirurgia plástica, acontece alguns milagres, na mão de um leigo serve apenas para cortar e mais nada, pen se um pouco de que forma você está utilizando a sua comunicação, como um especialista ou como um leigo? Tendo resultados fantásticos que o deixam feliz e realizado ou você anda procurando culpados…

“VOCÊ NÃO PODE CONTROLAR AS INFORMAÇÕES QUE CHEGAM ATÉ VOCÊ, MAS, VOCÊ PODE CONTROLAR O COMO REAGE A ELAS”

Veja também

Seja o primeiro a saber!

Cadastre seu e-mail e receba nossas atualizações e notícias.